fbpx

Os rins são essenciais para a saúde e para o bom funcionamento do organismo, mas muitas vezes os cuidados com esses órgãos acabam sendo negligenciados.

Os rins são responsáveis pela filtração do sangue. Graças a eles, saem de circulação todas as impurezas, resíduos metabólicos, eletrólitos e não eletrólitos que estão em excesso no nosso organismo.

Essa filtração promove também o equilíbrio entre sal e água no corpo. Se esses dois elementos estiverem fora de proporção, surge como principal sintoma o inchaço nas pernas e nos pés.

Além dessa função reguladora, os rins secretam hormônios, e um dos mais importantes é a renina, pois ela participa da regulação da pressão sanguínea. Quando elevada, ocorre o aumento da pressão arterial, um sinal muitas vezes silencioso, que leva a repercussões severas no decorrer do tempo.

Para cuidar bem de seus rins vão aqui algumas dicas: BEBA MUITA ÀGUA, CONTROLE SEU PESO, MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL, ATENÇÃO COM O ÁLCOOL, CUIDADO COM O CIGARRO, NÃO ABUSE DOS MEDICAMENTOS.

O exame de sangue para a avaliação da função renal e o exame de ultrassonografia de vias urinárias são métodos diagnósticos importantes para avaliação dos rins e de suas possíveis alterações.

Se você perceber alterações na coloração da urina, cansaço excessivo, inchaços no corpo e nas pernas e principalmente se tiver problemas como pressão alta e diabetes ou histórico familiar, procure um especialista.